Lançamento de Livro - Movimentos Micropolíticos em Saúde, Formação e Reabilitação e Lançamento Geral das publicações da Editora Rede Unida
Movimentos Micropolíticos em Saúde, Formação e Reabilitação
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Organizadores: Virgina Kastrup e Adriana Marcondes Machado
Lançamento Geral das publicações da Editora Rede Unida
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Kathleen Tereza da Cruz
AGIRES MILITANTES, PRODUÇÃO DE TERRITÓRIOS E MODOS DE GOVERNAR: conversações sobre o governo de si e dos outros:
O presente estudo analisa os agires militantes de gestores em saúde e os territórios vivenciais forjados para si e para outro a partir de suas práticas, isto é, seus modos de governar. É realizado através desenvolvimento de uma cartografia que percorre duas experiências governamentais vivenciadas pela autora como gestora em duas secretarias de saúde, uma municipal (2004-2006) e outra estadual (2007-2010). É um texto autobiográfico, no sentido de analisar a vivência implicada da autora nesses governos, tomando-as não como uma individualidade, mas como a singularidade do modo como atravessam o seu corpo, as forças de um determinado contexto histórico. Forjam-se os conceitos-ferramenta “avaria” (analisador), “bússola visceral” e “Caixa de Ferramentas para Sentintes” (meus guias) que possibilitam percorre as vivências e os desconfortos do exercício do poder formal de governar nessas experiências, o que permite dar visibilidade e dizibilidade para ao lugar negativo que se produzia para o outro e às repercussões negativas desse tipo de política na fabricação dos coletivos gestores em organizações de saúde. Como efeito ocorre uma torção do olhar e da existência da autora, avariando-se a perspectiva instrumental que no encontro agenciava seu agir militante, construindo linhas de fuga dos territórios instituídos da gestão em busca da fabricação de outros mundos para as organizações em saúde que sejam agenciadas pela perspectiva que toma o outro como alteridade para si e não como coisa a ser manipulada. É fruto da Tese de Doutorado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica, Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Doutora em Medicina. Realizado com apoio da CAPES.
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Felipe Wachs, Ueberson Ribeiro Almeida e Fabiana F. de Freitas Brandão
Série INTERLOCUÇÕES. Práticas, experiências e pesquisas em saúde - Educação Física e Saúde Coletiva: cenários, experiências e artefatos culturais.
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Cristian Guimarães
Série Saúde Coletiva e Cooperação Internacional - A Variação do Coletivo na Saúde
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Mara Lisiane de Moraes dos Santos; Vera Lúcia Kodjaoglanian; Fernando Pierette Ferrari
Série Cadernos da Saúde Coletiva - O NASF em cena: tecnologias e ferramentas de trabalho no cotidiano das equipes - Edição Temática NASF
Esta obra é um convite aos profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Estratégia de Saúde da Família a refletirem sobre diferentes formas de produzir cuidado no cotidiano das equipes, utilizando as tecnologias e as ferramentas de trabalho propostas para o NASF desde a sua concepção. Não pretende o aprofundamento teórico ou metodológico acerca do NASF e suas ferramentas, nem a produção de um material de natureza acadêmica. Em seus cinco capítulos - que abordam o cuidado em saúde, as possibilidades do fazer no NASF, a educação popular em saúde e o agir-aprender-interagir do NASF, a construção das redes de atenção e o planejamento e avaliação das ações de saúde - traz para a cena situações concretas vivenciadas nos cotidianos dos serviços, e como as tecnologias e ferramentas de trabalho do NASF podem ser úteis em tais situações. Espera-se que seja um dispositivo de reflexão e de busca de novos modos de operar as ações em saúde, que contribua para fortalecer os espaços de gestão e a clínica compartilhada, a fim de produzir respostas mais eficazes às demandas dos profissionais do NASF para uma ação efetiva no escopo de suas práticas na Estratégia de Saúde da Família.
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Marco Akerman e Juarez Pereira Furtado
Série Atenção Básica - Práticas de avaliação em saúde no Brasil: um diálogo a partir do PMAQ
“O presente livro é mais uma contribuição ao debate da avaliação em saúde no Brasil. Dividido em duas partes, voltadas respectivamente ao debate de questões transversais à área na atualidade e a discussões de questões da avaliação com base empírica constituída pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq). As interfaces entre os campos científico e burocrático na constituição do espaço social da avaliação no Brasil e reflexões entre iniciativas avaliativas em áreas específicas – avaliação econômica, avaliação em DST- Aids e avaliação tecnológica – são desenvolvidas na primeira parte, composta por quatro capítulos. Os cinco capítulos da segunda parte tomam o Pmaq como objeto central de suas reflexões, sendo o último deles a oferta de subsídios para avaliação sistemática do próprio Pmaq, dirigido a eventuais meta-avaliações do mesmo. Ao final, contamos com um posfácio, redigido pelo prof. Oswaldo Tanaka, que cumpre a função de alinhar essa publicação ao que vimos afirmando: ao indagar sobre para onde caminhamos com a avaliação no Brasil e apresentar suas concepções, convoca-nos ao debate em torno das direções para os diversos modos de compreendermos e efetivarmos avaliações. O que queremos e, sobretudo, de que precisamos para subsidiar o contínuo processo de civilidade de nosso país, para o qual a avaliação sistemática pode contribuir, é um debate aberto e que se materializa também neste livro.” Trecho da apresentação dos organizadores.
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Cristina Ruas
Série Atenção Básica - Programa Mais Médicos: a história vivida e contada
Por crer na palavra e nos tempos idos em que ela valia mais do que qualquer moeda convenci-me a percorrer o país em busca de depoimentos de valor. Na bagagem, a ferramenta fundamental para realizar esse exercício: a escuta. Foi assim que aconteceu a construção desse livro. Cuidar do próximo é o elemento aglutinador que está no DNA dos sujeitos ouvidos. Construir soluções para os problemas de saúde faz parte da vida dos entrevistados, que encontraram no Programa “Mais Médicos” a oportunidade de ampliar a atenção à saúde da população. São histórias comoventes e surpreendentes, onde cada entrevistado compartilha de suas vivências, sentimentos e angustias. O leitor tem também a opção de ouvir as entrevistas no Youtube (canal “Mais Médicos: A história vivida e contada”). Trechos da introdução escrita pela autora.
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Orgs: Luciano Bezerra Gomes; Mirceli Goulart Barbosa; Alcindo Antônio Ferla
Série Atenção Básica - A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E AS REDES COLABORATIVAS: CONEXÕES PARA A PRODUÇÃO DE SABERES E PRÁTICAS
Este livro nasce da instigação dos seus autores sobre os vários modos de a Educação Permanente se apresentar como um aspecto constitutivo do trabalho em saúde. Mais ainda, pela constatação de que sua operação se dá em redes de cooperação, as quais têm apresentado arranjos cada vez mais sofisticados. E para além de desafios organizacionais, esses arranjos demandam formulações no campo da produção do conhecimento, reconhecendo o plano das complexidades. Os esforços consolidados nos textos que se seguem tentam contribuir nesse sentido.
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Orgs: Luciano Bezerra Gomes; Mirceli Goulart Barbosa; Alcindo Antônio Ferla
Série Atenção Básica - ATENÇÃO BÁSICA: OLHARES A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE – PMAQ (AB)
O presente livro procura agregar diversas reflexões sobre o atual momento da Atenção Básica (AB) no Sistema Único de Saúde (SUS), tomando por eixo central a implementação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Os textos produzidos neste livro foram produzidos a partir do trabalho em rede científica que se interligaram para produzir e realizar a avaliação externa do PMAQ-AB. Esta parceria articulou-se em torno da ideia de que a construção do conhecimento se dá a partir do diálogo, pela capacidade de refletir sistematicamente sobre os contextos, pela articulação de diferentes perspectivas de análise e visões singulares sobre o assunto abordado, ou seja, a atenção básica em saúde. Os textos aqui apresentados referem-se ao 1º e 2º ciclos avaliativos do programa. Neste sentido, as contribuições postas podem ser compreendidas como compondo três partes distintas na organização da coletânea de textos.
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Júlio Cesar Schweickardt, Rodrigo Tobias de Sousa Lima, Michele Rocha Kadri, Alcindo Antônio Ferla, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira
Série Saúde & Amazônia -Educação e Práticas de Saúde na Amazônia: Tecendo Redes de Cuidado Volume 1
O livro Educação e Práticas de Saúde na Amazônia: tecendo redes de cuidado, segundo da Série Saúde & Amazônia traz a discussão sobre a educação e as práticas de cuidado realizados nos Estados do Amazonas e do Pará. Os textos são fruto de diferentes atividades acadêmicas: Trabalho Conclusão de Curso de especialização e residência; dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. Os trabalhos foram desenvolvidos em diferentes instituições e Programas de Pós-Graduação, mostrando o potencial de produção na região. Os estudos e pesquisas na região na área da saúde coletiva e políticas públicas de saúde tem crescido devido ao aumento de grupos de pesquisa, às redes de cooperação com outras instituições e pesquisadores e ao reforço do financiamento através das Fundações de Amparo à Pesquisa e das iniciativas do governo federal para fomentar desenvolvimento da ciência nas regiões Norte e Nordeste do país.
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Série Atenção Básica e Educação na Saúde - Psicologia e Políticas Públicas na Saúde: Experiências, Reflexões, Interfaces e Desafios
Organizadores: Amanda Maria de Albuquerque Vaz, Pérolla Melo Goulart Gomes, Victor Costa Wichrowski, Larissa Polejack
Este volume da Série Atenção Básica e Educação na Saúde foi organizado pelo “Integra: Grupo de Estudos, Intervenção e Educação em Psicologia, Cronicidades e Políticas Públicas em Saúde”, que está vinculado ao Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. O “Integra” se dedica a atuar como espaço de reflexão sobre o papel da Psicologia como ciência e profissão em integração com outras áreas de saber e implicada no ensino na saúde, na formulação e implementação de políticas publicas em saúde. Busca desenvolver pesquisas e oferta processos formativos, de forma articulada com a rede de saúde, para estudantes com o objetivo de fortalecer e implementar os princípios e diretrizes do SUS.
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Cadernos da Saúde Coletiva - Série Temático volume 1 e 2
Organizadores: Alcindo Antônio Ferla, Thaís Maranhão, Cristianne Maria Famer Rocha, Guilherme Pereira Peixoto, Igor Fangueiro da Silva, Sueli Goi Barrios, Vera Rocha.